Musicemus 2013 -
CEMUS, 30 Anos Formando Pérolas

Alunos surpreendem plateia do Teatro Municipal de Barueri com apresentações de alto nível

Escola Cemus completou 30 anos de existência com shows ovacionados

Texto: Deborah Benetti Fotos: Renata Pitteri

Na véspera do feriado (14), o palco do TMB transbordou de talentos apresentados na noite de comemoração de 30 anos da tradicional escola de música Cemus. No total, foram 25 apresentações da Musicemus 2013, entre bandas, violão, guitarra, piano, coral e orquestra.

Como não poderia deixar de ser, o evento foi beneficente, durante o qual foram arrecadados centenas de kg de alimentos não perecíveis, os quais foram revertidos e doados ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri. “A solidariedade demonstrada para com as pessoas em situação de risco social é de um valor inestimável.” A 1ª dama SILVIA ARANTES emocionou-se em seu agradecimento. “Obrigada por nos ajudar a proporcionar melhor qualidade de vida às famílias carentes de Barueri”. Concluiu.

Os mestres de cerimônia do espetáculo foram a comunicadora PRISCILA MELO e o ROMÁRIO GUALBERTO, este último, professor de teatro, designado pela Secretaria da Cultura de Barueri.

Sob orientação de NATANAEL PEDRO FILHO, os alunos e convidados mostraram intimidade com o palco e suas preferências musicais. Como tradição da metodologia da escola houve a premiação das 3 melhores notas do ano: 1° lugar SARAH LISA, 2° PRISCILA CARNAÚBA e 3° GUSTAVO AUGUSTO. A aluna modelo de 2013 foi a esforçada PRISCILA: ”Foi muito gratificante ganhar estes dois prêmios depois de anos de estudo e de horas e horas praticadas no piano! A música, como linda arte, toca a alma das pessoas e precisa ser esculpida com muita dedicação. A escola CEMUS me ajudou muito nisto, porque ela não apenas aponta o caminho, mas ajuda a atingir os objetivos.", esbanja alegria a jovem.

O professor FÁBIO BARBOSA foi uns dos destaques do início. Ele apresentou sua música “Sol Nascente” acompanhado da guitarra. Solos e arranjos finos que expressaram o sentimento do músico. Outro professor que revelou sua personalidade musical foi o jovem GUILHERME HOSS. Ao lado de músicos convidados, GUILHERME soltou o groove na guitarra com sua fantástica interpretação da música “The Chicken”, do lendário americano músico de jazz Jaco Pastorius. 

Enquanto a noite acontecia, alunos sentavam frente ao piano, sob-regência da professora VANESSA FERREIRA. Foi o caso de PRISCILA CARNAÚBA, que emocionou os presentes da noite ao som de “Unchined de Melody” – Richard Clayderman.

O cantor mirim HUGO HENRIQUE cantou dois novos trabalhos sertanejos, e mais uma vez, encantou por seu carisma e simplicidade. Seu visual chegou até a lembrar do cantor Luan Santana.

Todo ano o espetáculo Cemus é reconhecido pelos familiares como modelo de educação, cultura e cidadania. É o caso de VAGNER PIVATTO, pai do aluno GUSTAVO, que ficou em 3° lugar na escolha das melhores notas do ano: “Essa premiação reflete a regularidade, o compromisso, a vocação, a didática e a vontade de formar um cidadão sem fronteiras. Tudo isso são créditos especiais ao Mestre e Maestro Natanael, que contribui com sua equipe ensinando tudo que conhece da musica”, agradece PIVATTO.

Vale lembrar que todos que estiveram presente naquela noite puderam notar o crescimento profissional dos ex-alunos e também dos atuais. Quem merece o reconhecimento desta evolução é a jovem MIS FALBEL. Autêntica, foi acompanhada de GUILHERME HOSS no violão em sua performance comovente da música “Foolish Games”. Já a ex-aluna SARAH CROSS preferiu cantar ao lado do professor NATANAEL PEDRO a canção “You´ve got a friend”, clássico da cantora Karol King. Sua voz suave com nuances forte mostrou a potência de sua voz. O resultado foi a reação do público: em pé.

E os talentos convidados também fizeram por merecer seus aplausos. O coral Ministério de Louvor ASAFE fez um verdadeiro show energético, cheio de positividade e muita esperança e fé. Rostos conhecidos levaram a loucura o público do TMB. Destaque para a Banda FO formada por ex-alunos da CEMUS durante os anos 90. Vencedores do concurso da Rádio Nacional como melhor banda Gospel, louvaram dois clássicos da carreira com puro groove e atitude no palco. 

E no tradicional encerramento da noite, a Cemus Orquestra de Cordas, Teclados e Coral apresentou sua versão para a música Paradise da banda Coldplay, com vocal de DIEGO KORLOFF. Sua última versão foi com a música “Assim Seja”, repleto de acordes e elementos musicais sob a regência dos maestros NATANAEL PEDRO e GUILHERME HOSS.

Como todo espetáculo, houve alguns imprevistos e nervosismo, mas nada que superasse os aplausos calorosos do público a cada final de apresentação. Como seu lema diz: “Formando pérolas no cenário musical”, as interpretações foram únicas e memoráveis.

O Cemus Centro de Educação Musical agradece o empenho dos pais e alunos, a participação dos convidados e o apoio dos seguintes parceiros: A Prefeitura Municipal de Barueri, Bertoncini Acessórios P/ Construção, Prisma Doces e Embalagens Atacado e Varejo, PB COLORSOM–Estúdio de Gravação e Edição, Oxford School of English-Barueri, JVA Consultoria em Informática, Fonte de Luz e Vida Livraria Evangélica